quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Ashes to Ashes - Han e Vivian

Olá, leitores! 
No meio dessa correria que anda minha vida, terminei em uma dessas madrugadas Ashes to Ashes, o volume 3 da série Burn to Burn. Ainda não lançou no Brasil, eu li em inglês mesmo, pois não aguentei esperar! Eu farei um post dando dicas para quem quer começar a ler livros em inglês, já que eu também não sou fluente no idioma e consegui entender tudo perfeitamente. 
* Essa resenha contém spoilers dos livros anteriores, então, se você ainda não leu, pare e pare agora.


Após as revelações bombásticas do final de Dente por Dente, o livro inicia com todos ainda muito abalados com a morte de Rennie, estão no último ano do ensino médio e sofrem as pressões que o "terceirão*" trás consigo. Lilia está se sentindo culpada tanto pelo o que aconteceu com Rennie quanto o que seu romance com Reeve pode significar para Mary, que anda sumida desde a noite de ano novo. Kat está focada em conseguir uma vaga em Oberlin e mudou muito desde o primeiro livro. Elas deixaram de lado a identidade vingativa, estando Rennie falecida, Lilia tendo um caso com Reeve e Alex, nem elas mesmas entenderam porque queriam vingar-se dele. Exceto Mary, que quer vingar-se de todos eles. Reeve, seu antigo bullie e as amigas, que a traíram.     
Vou começar essa resenha com um apelo: Novo Conceito, publica logo esse livro. Eu já estava ficando doida com o cliffhanger do segundo volume da série, o último até agora lançado no Brasil. 
Eu sou uma louca apaixonada por essa série. Na minha opinião, uma das melhores young adults. E esse último livro não decepcionou, seguiu o mesmo padrão dos livros anteriores. A história foi muito bem costurada, nenhum capítulo era em vão. Todos tinham algo importante para o decorrer da história. 
Minha personagem predileta é a Lilia e obviamente sou Leeve shipper então o epílogo foi um facada, daquelas que espirra sangue para todos os lados, mas eu achei que foi uma boa conclusão da trilogia. Afinal, a vida é assim. Composta de fases. Tudo muda e termina. O período em que a série se passou era passageiro, só uma pequena porcentagem da vida daquelas pessoas de papel. Doeu, é claro que doeu, mas eu achei digno e bem pertinente, então eu sorri e superei. Não foi como se as autoras tivessem "jogado tudo pro alto" como li em alguma resenha por ai, pelo contrário, elas armazenaram os episódios da série nas lembranças dos personagens, assim como nas nossas. O que fez o livro parecer real, o que fez a série parecer eterna. Como se eu estivesse aqui escrevendo essa resenha no mesmo momento que a Lilia está visitando seus pais em Boston.
Recomendo esse livro assim como toda a série, para quem ainda não leu porque está esperando chegar ao Brasil, tenho um recado para vocês: Vale a pena a espera. 
O nível de inglês desse livro é bem fácil, sem muitas palavras rebuscadas. Quando eu comprei fui na cara e coragem, nem consultei para ver se tinha uma escrita mais difícil, porém tudo deu certo!
Ministério da Leitura adverte: Esse livro pode gerar uma ressaca literária. Até agora, um caso foi confirmado.    

* Nos USA, o high school começa no 9° ano daqui, digamos, então é errado dizer "terceirão", o correto seria "senior year", mas eu adaptei para que todos pudessem entender.

6 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber o que houve com a Mary, eu não me importo com spoilers! Você poderia me contar alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. [SPOILER]
      Olá!
      Eu sei exatamente pelo o que você está passando. Assim que eu terminei "Dente por dente" fiquei super curiosa também.
      Bom, eu não posso falar muita coisa para não dar spoilers para os leitores já que esse espaço é público, mas ela fica com sede de vingança e se torna a vilã da trama (isso não é bem um spoiler, já subentende-se isso, mas beleza).
      Qualquer outra coisa me manda um direct no Twitter ou no Facebook.
      Beijos,
      Duda

      Excluir
    2. Por farvo me fala que Cho nao fica com Reeve?? Pode me fala eu não vou aguenta 😓😢

      Excluir
  2. [SPOILER]
    Você não gosta da Cho e do Reeve juntos? Meu Deus!
    Eu adoro eles! Mas o final é magnífico e o epílogo é bem surpreendente, mas posso adiantar que quem não gosta do Reeve fica frustrado hehehe

    ResponderExcluir
  3. Oq acontece com kat e lillia??

    ResponderExcluir