terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Simplesmente acontece - Cecelia Ahern

Olá, leitores!
Esse ano estou tentando resenhar logo que termino o livro e por enquanto está está funcionando! Terminei "Simplesmente acontece" nessa madrugada e estou radiante até agora. Eu já estava bem interessada quando chegou aqui em casa na caixinha da Novo Conceito (<3), mas estava esperando o filme estar mais perto para poder controlar melhor ansiedade, mas quando as meninas do intercâmbio e a própria Paula Pimenta recomendaram que realmente tomei a iniciativa de iniciar a leitura. 


O livro acompanha a vida de Alex e Rosie, amigos de infância daqueles inseparáveis, mas eram sempre separados pelas circunstâncias. Alex se muda para outro país e nenhum deles sabe muito bem se a amizade sobreviverá a distância, mas o que era improvável se torna possível e eles continuam mantendo contato com a mesma intimidade de antes. Ao decorrer dos anos, a vida de cada um deles vai seguindo um rumo totalmente diferente e frenético. Ele, um cirurgião cardiologista. Ela, correndo atrás de seu sonho de ser gerente de hotel. É uma história sobre amor, amizade, erros, acertos e vida, como ela passa rápido e precisamos pensar em nós, não atrasar nossa felicidade. Eu acredito que tudo acontece por uma razão, nos livros a razão é que a autora quis assim, mas os desencontros de Alex e Rosie todos eles tinham algum motivo, assim como também é em nossa vida real. Seu namorado te deu um pé na bunda? Melhor assim. Não temos consciência do futuro às vezes o destino que parecia certo para nós nada mais é que o caminho que nos levará a uma tristeza ou sofrimento. Dê glória a Deus por ele ter te largado ainda em período de namoro não no altar ou com filhos para criar. E por ai vai, mas isso é assunto de um crônica, vamos voltar a resenha. 
O livro é narrado em formas de emails, bilhetes, cartas e cartões postais, o que eu achei sensacional. Tem vários livros com esse formato de narrativa, eu nunca havia lido, mas gostei muito. é claro que às vezes sentimos falta de uma narrativa, mas acredito que tiraria metade da graça do livro. 
É aquele típica obra que você não consegue largar até chegar ao fim. Li em dois dias e, quem tem em casa ou já viu na livraria sabe que é um trambolhão. Eu estava muito curiosa para saber como aquilo tudo ia acabar e o fim não me decepcionou. 
A trama me irritou um pouco, confesso. Os desencontros do casal protagonista  foram exagerados e fez a história parecer forçada algumas vezes. Pareceu que a autora queria encher linguiça para aumentar o número de páginas. Ok que eu adorei o final e achei justo que tudo fosse levado até aquele momento, mas poderia ter sido antes, bem antes. Mas é um livro de escrita leve que ainda sim eu recomendo muito. Só da umas raivinhas aqui e ali, uma vontade de dar uma voadora tanto na Rosie quanto no Alex, mas a gente supera. 
O livro é maravilhoso, com reflexões ótimas e recomendo muito para os fãs de romance de plantão. O filme, se não me engano, será lançado em março e enquanto não podemos assistir a história de Rosie (Lily Collins) e Alex (Sam Claflin) nas telinhas, está ai o trailer para deixa-los tão ansiosos quanto eu:     


Um comentário:

  1. Meus sinceros parabéns Duda! Sigo o seu blog a muito tempo, mas que eu me lembre um nunca comentei antes, me desculpe por isso. Bom vejo que mesmo sem comentários você ainda continua escrevendo postagens, o que é maravilhoso, pois elas são excelentes! Gostaria de conseguir escrever resenhas igual a você, mas parece até que eu não leio o livro porque não consigo descrever ele, me entende?
    Espero que continue com blog :D
    Beijos!

    ResponderExcluir