quinta-feira, 24 de abril de 2014

Ah, o verão - Fernanda Belém

Olá, leitores!
Ontem terminei um livro que me deixou bem inquieta, Ah, o verão da autora brasileira Fernanda Belém, não sei direito se gostei ou não ou se valeu mesmo a pena e essa resenha me ajudará a decidir isso. Tenho várias críticas para fazer, mas também tem lá seus pontos positivos.


O livro conta a história sobre Mila que em um verão, no auge de seus quinze anos viaja para Búzios no Rio de Janeiro com a família, inicialmente a ideia de ficar longe de seu affair, suas amigas e todas as festinhas para passar o verão com seus pais e um casal de amigos (com sua filha sem graça) é intolerável, mas esse acaba sendo o melhor verão de toda sua vida.

Pontos negativos:
  • Achei o romance muito água com açúcar, não me encantei, não suspirei, na verdade achei muito ruim e forçado. Mila e Leandro não tinham nenhuma química e achei muito sem graça, certamente isso acabou com o livro. Espero que nos próximos livros da série a autora não faça com que nós, leitores, engulamos uma história de amor tão artificial. - 5 pontos
  • Não tem história. Não tem um conflito, a autora simplesmente pegou esse tema "amor de verão" fez um romance fraco e é isso ai, gente. Uma narrativa precisa de uma introdução, um conflito, um desenvolvimento e uma conclusão. Senti como se estivesse lendo uma redação de alguém da minha classe da oitava série na qual a autora estava apenas querendo encher linguiça para ultrapassar as x linhas, porque Fernanda poderia escrever uma bíblia com a história que criou: piscina, beijar, escrever na agenda, dormir. É nisso que o livro é baseado. - 4 pontos
  • A narrativa. A autora tem muito que amadurecer sua escrita, mas isso vem com o tempo e experiência espero ver uma evolução nos próximos livros da série. - 1 ponto
  • A diagramação está muito infantil e parece que foi feita no paint, não gostei do design gráfico da obra. - 1 ponto
Pontos positivos:
  • O clima do livro é contagiante. Búzios é um lugar mágico e um cenário perfeito. Já fiquei hospedada na "pousada com telhados coloridos" no canto esquerdo da praia Geribá e já estive em vários locais que aparecem na trama e me senti em casa, sabia como era cada ponto descrito e foi uma experiência muito boa. Além de que Fernanda soube captar o espírito do verão. Aquela estação onde você só procura algo para preencher seus dias a toa. + 2 pontos
  • Mila e a relação com sua mãe, me identifiquei com ela, na verdade, toda a adolescente brasileira irá. Ela tem os mesmos receios, medos, pensamentos que qualquer uma de nós. Uma personagem bem real que foi um ponto positivo. Assim como sua relação com a mãe. "Mãe é tudo igual só muda o endereço" e é verdade senti como se estivesse entre um diálogo com minha progenitora e isso foi bem interessante + 3 pontos
  • A premissa "estações". Acima de tudo, sim, quero ler a continuação, acho que Mila estará mais madura assim como a autora e adorei a ideia de histórias de acordo com as estações do ano. Aguardo "Folhas de outono" e tenho a expectativa que seja melhor que o primeiro livro da série. + 1 ponto
  • É um livro leve e rápido, não é uma obra arrastada, é gostoso e simples, o que eu estava procurando nesse feriadão. Uma boa companhia por mais que não seja lá isso tudo. + 2 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário