sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A caminho do verão - Sarah Dessen

Olá, leitores! A resenha de hoje é sobre um livro que queria ler desde o verão passado, mas adiei para esse ano e entrei em desespero quando não encontrei em livraria alguma, encomendei, entretanto só chegaria quando o as minha férias tivessem terminado, estava quase desistindo quando eu encontro e... Ufa.  



Auden é uma menina precoce, seus pais sempre colocaram pressão para seu desempenho acadêmico ser excelente e a tratavam como uma adulta desde pequena, o que privou a menina de aproveitar a infância, grande parte da adolescência e ter experiências normais como andar de bicicleta. E isso piorou após a separação de seus pais, quando Auden se apegou mais e mais aos estudos. Além disso, a garota sofre de insônia e passa suas noites acordada. Já seu irmão, Hollis, recebeu uma educação completamente diferente, no momento da trama está viajando pelo mundo, sem compromisso nem sequer ambição, o que é bem surpreendente. 
A história se passa nas férias que antecedem a universidade, Auden vai  para a casa do pai numa pequena cidade litorânea e esse verão é capaz de mudar sua vida.
O começo é bastante tedioso, eu fiquei "Sério? É isso mesmo que todo mundo gosta? É esse livro que me recomendam? Faça o favor, né... Acho que comprei o livro errado.", mas por volta do capítulo oito ele me conquistou de uma forma que eu ansiava para chegar em casa e encontrar os personagens novamente.
A escrita de Sarah é contagiante, ela escreve de uma maneira muito peculiar, te trazendo a realidade com uma narrativa fofa e... Eu sinceramente não sei descrever, é apenas fantástico. 
Me identifiquei com a questão do sono presente na personagem, é claro que meus níveis de insônia são bem menores, mas gostei de terem abordado esse tema.
A história é uma graça e é uma crítica à pressão que os jovens sofrem para ter sucesso profissional. Uma obra fofa e com conteúdo, recomendado. Cinco estrelas, um dos melhores que li este ano. 

Um comentário:

  1. "Um dos melhores" quantos você leu esse ano? Estou com sede e quero ler esse livro. Estou indignada contigo por isso vou ficar comentando em tudo.

    ResponderExcluir