quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Simplesmente Ana - Marina Carvalho

Olá, leitores! 
Hoje, nesta madrugada fria de setembro, estou aqui para resenhar de longe um dos melhores livros do ano. "Simplesmente Ana" da Marina Carvalho, uma publicação nacional da Novo Conceito. 


O livro conta a história de Ana, uma jovem natural de Minas Gerais que descobre via Facebook que seu pai é o rei de um pequeno país na costa europeia. Ciente que passará exatos seis meses como "Ana da Krósvia", a moça embarca nessa aventura um tanto inusitada. Sua vida muda radicalmente, ainda mais quando neste país tem como um "tutor", Alex, o filho da falecida rainha, que não parece disposto a ajudar. Será que todas as princesas tem seu conto de fadas? Pule logo para o felizes para sempre, obrigada.
É um livro surpreendente. Meg  Cabot que se cuide. Além de ser fofo, meigo e uma graça, parece que a autora descreveu o sonho de qualquer garota. Ei, você, quer ser uma princesa, morar na Europa, poder ter uma orgia consumista (leia-se comprar o que ver pela frente dentro de um shopping), viver um conto de fadas, encontrar seu príncipe encantado e ter uma banheira (esse detalhe é muito importante)?
A crucial diferença entre "O diário da princesa" de Meg Cabot para essa obra é a seguinte: Ana é uma jovem comum como eu, como você, que mora em nosso país ou até mesmo em nossa cidade. Já Mia não. Tudo acontece nos USA. Meninas se apaixonam por vampiros gays que brilham no sol, por anjos, se tornam caçadora de sombras... Mas nada disso parece próximo ou viável para nós. Porém com uma personagem de nosso país, ela cita o pão de queijo tipicamente mineiro, a feijoada, diferença dos climas. Você se sente em casa. Não que possamos nos tornar princesas, mas sendo assim tão próximo de nós podemos fingir que temos uma chance. 
Com seu primeiro romance, Marina já chegou sorrindo e, o melhor, fazendo muito sucesso com os leitores. É um livro apaixonante que há uma escrita viciante que nos prende e nos empurra para dentro da história. Ficará na cabeceira. Simplesmente perfeito (piadinha velha), autora promete ser um fenômeno da literatura brasileira, mas, por enquanto ela foi o destaque literário do meu ano.

     


Um comentário: