sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pausa para um café com Leila Rego

Olá leitores,
Estou aqui hoje para bater um papo super descontraído com uma autora muito simpática, Leila Rego! Para quem não sabe, ela é autora dos livros da série Pobre não tem sorte, cuja o volume 1 já foi resenhado por mim  aqui no DDD.


1° Como você começou a escrever?

Olá. É um prazer estar aqui no blog para falar um pouco da minha trajetória como escritora.Como comecei a escrever? Bem, comecei a escrever há uns 06 anos atrás para sair um pouco da rotina cansativa que vivia em São Paulo. Escrevia pequenas histórias, contos infantis para meu filho, mas como forma de relaxamento. Era uma terapia para mim. Um dia percebi que eu realmente gostava daquilo e comecei a levar o então “hobby” mais a sério. Quando tive a Luiza, minha segunda filha, decidi que pararia de trabalhar para me dedicar somente aos livros. E hoje eu sei que fiz a escolha certa. Sou muito feliz com minha profissão.

2° Em relação a editora, foi difícil arranjar uma que publicasse seu livro?
A série Pobre Não Tem Sorte foi lançada de forma independente. A primeira edição do livro Pobre Não Tem Sorte eu lancei mais para ver no que daria. Como deu “supercerto” resolvi apostar. Revisamos a primeira edição; nova capa, revisão gramatical profissional, diagramação etc. Também, lancei o segundo livro, Pobre Não Tem Sorte 2 – alguma coisa acontece no meu coração.Já o meu terceiro livro, vai ser publicado pela editora Gutenberg na Bienal de São Paulo agora em julho de 2012. 

3° E a história foi imaginada antes ou surgiu a ideia ao decorrer da escrita?
A personagem principal, Mariana, é uma patricinha fútil, mas com um bom coração. Observando as pessoas com o mesmo perfil da personagem, percebi o quanto elas dão valor a marcas, status e condição financeira. E esse fato sempre me incomodou de alguma forma. Sei que a culpa é desse mundo capitalista de hoje que nos “escraviza” desde cedo. Afinal, antes de sermos leais, honestos, bons e educados somos levados a acreditar que precisamos ser lindos, magros e descolados. Cansada dessa realidade, achei que seria bacana falar desse assunto e levar as pessoas a refletir. Foi assim que nasceu o enredo para a série.

4° Você inspirou algum personagem de seu livro? 
Mariana, é uma mistura de muita gente que conheci, convivi ou vi ao longo dos anos. Não me baseei em ninguém especificamente. Os demais personagens têm pitadas de muita gente também. Mas ninguém foi inspirado em uma única pessoa.

5° Qual dica você daria para quem deseja virar um escritor?
Tudo que fazemos tem que ser feito com amor. E também tem que te dar alegria e prazer. Caso contrário, pode apostar de que estará no caminho errado. Para ser escritor é preciso criatividade, gostar de ler, de ficar sozinho, de pesquisar... Se você se encaixa nessas característica é só seguir em frente.

6° Quais são seus escritores prediletos e o que tem lido ultimamente?
Gosto das autoras que escrevem chick-lits. Comecei lendo Sophie Kinsella e Marian Keyes. Hoje leio todos os chick-lits que são lançados. Inclusive os nacionais.Se eu disser que Marian e Sophie não me influenciam eu estarei mentindo. Adoro o estilo delas e procuro seguir o mesmo caminho, obviamente dando o meu toque característico. Acho que fica uma combinação interessante! 

7° Qual é a melhor parte de ser autora?
Eu adoro todas as partes (risos). Desde o desenvolvimento do enredo, as pesquisas, os lançamentos, as devolutivas dos leitores... Como disse acima, hoje eu sou muito feliz com o que faço e me sinto realizada profissionalmente.

8° Um recadinho para os leitores do blog.
Obrigada sempre por lerem meus livros. Escrever e perceber o bem que trago aos outros é uma realização maravilhosa. Continuem apoiando os autores nacionais e me enviando notícias ao acabar de ler minhas obras. Gosto muito de “escutar” o que vocês dizem. Um beijo no coração!E muito obrigada pela oportunidade de estar aqui no blog falando do meu trabalho. Desejo sucesso e muitos livros em suas vidas!
Beijos,
Leila Rego
www.leilarego.com.br
                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário