segunda-feira, 16 de abril de 2012

Resenha: O menino do dedo verde

Olá leitores,
Hoje vim resenhar um livro que com certeza, se não você, seus pais ou seus avós já devem ter lido. Chamado, O menino do dedo verde.


Autor:  Maurice Druon
Editora: José Olympio
N° de páginas: 110
Onde comprar: Livraria Saraiva
Nota: 3/5


Tistu é um menino muito feliz, que nasceu e foi criado com todo o luxo que seus belos pais - donos da maior fábrica de canhões do mundo - podiam dar e o dinheiro podia comprar. Morava numa mansão - a "Casa-que-Brilha" - e tinha criados que o adoravam. Ao completar oito anos, seus pais decidem que já é hora do filho conhecer as coisas da vida e se preparar para, no futuro, assumir e dar continuidade aos negócios da família. No entanto, logo no terceiro dia de aula o menino é expulso do colégio por dormir durante as aulas. Com isso, os pais de Tistu decidem que a educação do menino se fará dentro de casa, sem livros, através de suas próprias experiências e observações. No dia de sua primeira aula com o jardineiro Bigode, Tistu descobre um dom excepcional: ele tem o dedo verde - o que significa que basta um toque de seu polegar para que surjam plantas e flores onde quer que ele encoste. Com as aulas do Senhor Trovões, ele entra em contato com a violência urbana cotidiana e conhece a infelicidade e a tristeza. Inconformado, Tistu decide mudar o mundo apenas com o toque de seu dedo verde, começando pela cidade onde mora, Mirapólvora.



Eu gostei bastante deste livro. Na primeira vez que li, achei bem chato, entretanto não tinha me entregado a leitura e captado a mensagem. Confesso que a narrativa é bem chata e densa, porém a história te prende de uma maneira que acaba esquecendo a escrita pesada. 
O livro também transmite uma mensagem bem legal e bonita, que cada um deveria adaptar para sua própria vida.
Admito que quando vi a capa pensei que o conteúdo fosse muito infantil (a bendita mania de julgar um livro pela capa mandou lembranças), mas não é completamente, transmite uma mensagem muito boa que recomendo para todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário